Compreender a interdependência e a coordenação como algumas das características essenciais das equipas
Compreender como integrar os contributos individuais de forma coordenada no trabalho em equipa. Utilizar esses conhecimentos para potenciar a eficácia das equipas.
Compreender e reconhecer os factores que aumentam e estimulam a eficácia do trabalho em equipa.
Compreender e reconhecer os obstáculos à eficácia das equipas e saber ultrapassá-los.
Conhecer e aplicar técnicas de apoio à tomada de decisão em grupo
Este curso, visa fazer uma introdução sistemática aos principais conceitos na área de trabalho em equipa. A Unidade Curricular tem uma forte componente prática na qual o/as alunos/as têm oportunidade de treinar competências de trabalho em equipa.
CP1. Características do Trabalho em Equipa
CP1.1. Diferença entre grupos e equipas
CP1.2. Vantagens do trabalho em equipa
CP1.3. Formas de reforço da interdependência dos membros de uma equipa
CP1.4. Desenvolvimento de papéis relacionais e de estilos de participação
CP1.5.Tipos de equipas
CP2. Eficácia do Trabalho em Equipa
CP2.1. Factores de eficácia no trabalho em equipa
CP2.2. Obstáculos à eficácia colectiva
CP2.3. Técnicas para ultrapassar os obstáculos à eficácia das equipas
CP3. Tomada de Decisão em Equipa
CP3.1. Particularidades da tomada de decisão em grupo
CP3.2. Técnicas de facilitação da tomada de decisão em equipas
CP3.3. Particularidades das equipas virtuais; como utilizar as ferramentas de interacção online
Avaliação contínua para modelo blended learning
a) Presença e Participação nas aulas presenciais - 5% da nota final;
b) Realização com sucesso do curso da UC online
c) Exercícios autónomos - 15%
d) Elaboração de um relatório - 80 % na nota final.
Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem já referidos.
Nomeadamente as aulas em regime de avaliação contínua no modelo blended learning, incluem a frequência do curso online, articulado com exposições e realização de exercícios teórico-práticos em sala de aula.
Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo. (Capítulo 8).
Passos, A. (2001). Grupos e Equipas de Trabalho. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves & A. Caetano (Eds.), Manual de Psicossociologia das Organizações (pp. 335 ? 356). Lisboa: McGraw-Hill.
Robbins, S. P., & Hunsaker, P. L. (1996). Training in interpersonal skills: TIPS for managing people at work (2nd ed.). Upper Saddle River, N J: Prentice Hall. (Capítulo 11).
Thompson, L. (2004). Making the team ? a guide for managers. Saddle River, NJ: Prentice Hall.
1.Características do Trabalho em Equipa
Devine, D. J. (2002). A review and integration of classification systems relevant to teams in organizations. Group Dynamics: Theory, Research, and Practice, 6, 291-310.
Hackman, J. R. (1990). Groups that work and those that that don?t. San Francisco: Jossey-Bass.
Thompson, L. (2004). Making the team ? a guide for managers. Saddle River, NJ: Prentice Hall.
(Capítulo 1)
Whilliams, H. (1996). The essence of managing groups and teams. London. Prentice Hall. (Capítulo 1).
2.Eficácia do Trabalho em Equipa
Kozlowski, S. W. J., & Bell, B. S. (2003). Work groups and teams in organizations. In W. C. Bornan, D. R. Ilgen & R. J. Klimoski (Eds.). Handbook of psychology: Industrial and organizational psychological (Vol. 12, pp. 333 ? 375). London: Wiley.
Mathieu, J., Maynard, M., Rapp, T., e Gilson, L. (2008). Team Effectiveness 1997-2007: A Review of Recent Advancements and a Glimpse Into the Future. Journal of Management, 34, pp. 410 ? 476.
Thompson, L. (2004). Making the team ? a guide for managers. Saddle River, NJ: Prentice Hall.
(Capítulo 2).
3.Tomada de Decisão em Equipa
Simões, E. (2001). O processo de tomada de decisão. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves & A. Caetano (Eds.), Manual de Psicossociologia das Organizações (pp. 405 ? 427). Lisboa: McGraw-Hill.
Thompson, L. (2004). Making the team ? a guide for managers. Saddle River, NJ: Prentice Hall (Capítulos 6 e 8).