Técnicas de Comunicação
17 Módulos | 160 Minutos | 2 ECTS

A comunicação é das competências mais importantes na vida de uma pessoa!
Saber comunicar é, por isso, mais do que uma necessidade, é uma prerrogativa!
A comunicação afeta todas as áreas da vida pessoal, social e profissional. A qualidade das relações interpessoais depende, em grande parte, das competências comunicacionais.

Este curso focaliza-se na comunicação interpessoal. Mais concretamente, este curso apresenta técnicas e estratégias que permitem melhorar as competências comunicacionais. Em particular, este curso aborda a comunicação não-verbal, os estilos de comunicação, a competência de dar e receber feedback e a escuta-ativa.

Esta formação visa fornecer informação e formação de natureza conceptual e técnica no domínio da comunicação, sendo privilegiada a aplicação em diferentes contextos e a discussão de casos com relevância pessoal para os alunos.
Este curso aborda ideias gerais sobre as principais competências dentro da comunicação interpessoal. Em particular, é dada especial ênfase a competências específicas de comunicação não-verbal, de feedback, estilos de comunicação e escuta ativa.

Objetivos

Introduzir os alunos aos principais conceitos na área da comunicação.
Gerar uma consciencialização da importância das competências comunicacionais nas relações interpessoais e o seu impacto no desenvolvimento pessoal.
Avaliar a importância da comunicação não-verbal.
Conhecer os significados associados a comportamentos não-verbais.
Explorar os diferentes estilos de comunicação na relação interpessoal.
Identificar fatores que limitam a assertividade.
Compreender as vantagens da assertividade.
Aprender a ser assertivo.
Conhecer os obstáculos ao feedback: atitudes defensivas e desconfirmação.
Identificar as estratégias de desenvolvimento de feedback.
Conhecer os hábitos erróneos de um processo de escuta.
Aprender técnicas de escuta-ativa.

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Programa


O primeiro módulo inclui a apresentação da definição de comunicação e o segundo módulo apresenta o processo de comunicação.
No terceiro, quarto, quinto e sexto módulos são apresentadas as formas de comunicação não-verbal.
O sétimo, oitavo, nono e décimo módulos focalizam-se nos estilos de comunicação: passivo, agressivo, manipulador e assertivo.
No décimo primeiro módulo, abordam-se os fatores e mitos que inibem a assertividade. Neste módulo, iremos desafia-lo a ser (mais) assertivo através da aprendizagem de uma técnica que fomenta a assertividade.
No décimo segundo e décimo terceiro módulos explora-se a competência de dar e receber feedback com uma orientação para a prática eficaz da competência.
Finalmente, o décimo quarto módulo focaliza-se na escuta-ativa.

Bibliografia Básica

1. Fachada, M.O. (2010). Psicologia das Relações Interpessoais. Lisboa: Edições Sílabo.
2. Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.
3. Robbins, S. P., & Hunsaker, P. L. (1996). Training in interpersonal skills: TIPS for managing people at work (2nd ed.). Upper Saddle River, N J: Prentice Hall.
4. Thompson, L. (2000). Making the team ? a guide for managers. Saddle River, NJ: Prentice Hall.
5. Whetten, D. A., & Cameron, K. S. (2004). Developing management skills (6th ed.). New York: HarperCollins.
6. Wood, P. (2007). Comunicar com sucesso (2ª ed.). Lisboa: Actual Editora.

Bibliografia Complementar

Adler, R. B. & Rodman, G. (2003). Understanding human communication (8th edition). Oxford: Oxford University Press.
Ekman, P. (2001). Telling lies ? clues to deceit in the marketplace, marriage, and politics (3rd Ed.). New York: W. W. Norton.
Hall, E.T. (1966). The hidden dimension. New York: Doubleday.
Hargie, O., Saunders, C., & Dickson, D. (1994). Social skills in interpersonal communication (3rd Ed.). London: Routledge.
Harris, T. E. & Sherblom, J. C. (1999). Small group and team communication. Boston: Allyn & Bacon.
Saunders, C. (1986). Opening and closing. In O. Hargie (Ed.). A Handbook of communication skills (pp. 175-200). London: Routledge
Sperber, D. & Wilson, D. (1986). Relevance ? communication and cognition. Oxford: Black- well.
Tubbs, S. L. & Moss, S. (1994). Human communication (7th Ed.). New York: McGraw Hill.

Watzlawick, P., Beavin, J., Helmick & Jackson, D. D. (1967). Pragmatics of human communication. New York: Norton.