Português como Língua Estrangeira - Iniciação (parte 2)
36 Módulos | -- Minutos | -- ECTS

(This is described in English below)

Português como Língua Estrangeira - Iniciação (parte 2)

 

Pré-requisitos 

Estudantes estrangeiros para os quais o Português seja língua estrangeira, que tenham realizado o curso A1.1 (Iniciação) ou o teste diagnóstico de aferição de nível.

Pre-Requisites

Students who have done the A1.1 course or have taken the placement test.

Objetivos

(This is described in English below)

Objetivos Gerais 

Adquirir a competência comunicativa em Português em situações do quotidiano: a UC foca-se em práticas de comunicação, permitindo aos alunos expressarem-se de forma clara e eficaz em contextos diários. Isto inclui a capacidade de participar em conversas, compreender e produzir mensagens orais e escritas com confiança. Adquirir noções básicas da fonologia, morfologia e léxico: os alunos serão introduzidos aos sons do Português, à estrutura das palavras e ao vocabulário essencial. Este conhecimento fundamentará a capacidade de reconhecer e usar corretamente as formas verbais, nominais e outros elementos linguísticos importantes. Redigir textos de carácter prático: com ênfase na criação de textos que os alunos possam encontrar ou precisar no dia a dia, como emails, formulários, cartas e instruções. Este exercício ajudará a desenvolver a precisão e a adequação no uso da língua.

Objetivos de Aprendizagem 

No final do curso, o aluno deverá ser capaz de:

  • OA1. Reter linhas temáticas centrais de um breve texto expositivo oral (compreensão do oral).

  • OA2. Produzir frases simples e isoladas sobre pessoas, lugares e rotinas diárias (produção do oral).

  • OA3. Fazer e responder a perguntas simples sobre assuntos que lhe são familiares (interação do oral).

  • OA4. Entender textos curtos e simples (leitura).

  • OA5. Escrever expressões e frases simples (produção escrita).

 

Objectives

Acquire competences in everyday situations: the course focuses on communication practices, enabling students to express themselves clearly and effectively in everyday contexts. This includes the ability to participate in conversations, understand and produce oral and written messages with confidence. Acquiring the basics of phonology, morphology and lexicon: students will be introduced to the sounds of Portuguese, the structure of words and essential vocabulary. This knowledge will allow the students to recognize and correctly use verb forms, nominal forms and other important linguistic elements. Writing: focusing on texts that students may encounter or need in everyday life, such as emails, forms, letters and instructions. This exercises will help develop precision and appropriateness in the use of language.

Learning outcomes

At the end of the course, the student should be able to:

  • LG1: To retain the main ideas of a short oral presentation (Listening).

  • LG2: To produce simple and isolated sentences about people and places and the daily routine (Speaking).

  • LG3: To ask and answer simples questions, initiate and respond to simples sentences about immediate needs or familiar matters (Spoken interaction).

  • LG4: To understand very short and very simple texts (Reading).

  • LG5: To write simple sentences and expressions (Writing).

Programa

 (This is described in English below)

Conteúdos Programáticos

Conteúdos temáticos:

  • CT1. Identificação e caracterização pessoal (revisões)

  • CT2. Experiências de vida (viagens/férias/passatempos)

  • CT3. Desporto e Saúde

  • CT4. Educação, estudo e vida profissional

  • CT5. Aspectos da cultura portuguesa

Conteúdos programáticos:

  • CP1. Oralidade: Interagir/fazer e responder a perguntas simples. Comunicar em situações básicas do quotidiano.

  • CP2. Escrita: Escrever pequenos textos (preencher uma ficha, escrever recados, notas e emails).

  • CP3. Gramática: Flexão nominal, adjetival e verbal. Pronomes pessoais do complemento direto e indireto e reflexos. Verbos regulares e irregulares no presente do indicativo. Advérbios de quantidade e tempo. Determinantes e pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos. Modo imperativo. Preposição de origem, de movimento e de lugar. Imperfeito de cortesia (Podia/Queria). Graus dos adjetivos (comparativo/superlativo)

 

Syllabus

Topics:

  • T1. Personal identification and characterization (review)

  • T2. Life experiences (trips/holidays/hobbies)

  • T3. Sport and health

  • T4. Education, study and professional life

  • T5. Aspects of Portuguese culture

Syllabus:

  • C1. Speaking: Interacting/asking and answering simple questions. Communicating in everyday situations.

  • C2. Writing: Writing short texts (filling in a form, writing messages, notes and emails).

  • C3. Grammar: Nominal, adjectival and verbal inflexion; Personal pronouns (subject, direct and indirect object) and Reflexive; Present indicative of verbs (regular and irregular inflexion); Adverbs of quantity and time; Determiners and pronouns (demonstrative and possessive); Imperative; Prepositions of origin, movement and place; Imperfect of courtesy (could/want); Comparative/Superlative adjectives degree.

Processo de Avaliação

(This is described in English below)

Avaliação

A avaliação da UC pode ser realizada numa das seguintes modalidades:

Avaliação ao longo do semestre:

  • participação pertinente nas tarefas, exercícios e dinâmicas propostos nas aulas (10%);

  • realização do curso online na plataforma: devem ser finalizados todos os módulos do curso e respetivas perguntas de seleção (10%)

  • apresentação oral, individual ou em grupo, sobre um dos temas abordados no programa (20%)

  • teste escrito presencial no final do curso, composto por perguntas de selecção (escolha múltipla, preenchimento e correspondência) e exercícios de produção de resposta curta e longa (60%). Na modalidade de avaliação contínua, esta UC implica a presença obrigatória em pelo menos 80% das aulas. - para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas

Avaliação por exame: - realização de teste escrito composto por perguntas de selecção (escolha múltipla, preenchimento e correspondência) e exercícios de produção de resposta curta e longa (100%)

Consultar a Ficha de Unidade Curricular para mais informações sobre o processo de avaliação para estudantes inscritos na Unidade Curricular.

 

Assessment

The assessment can be carried out in one of the following modalities:

Assessment throughout the semester:

  • relevant participation in tasks, exercises and dynamics that take place in class (10%)

  • completion of the online course in the platform: all the course modules and quizzes must be completed (10%)

  • oral presentation individually or in group on one of the topics covered in the sylabus (20%)

  • final written exam which will take place in person and it is composed by selection questions (multiple choice, gap-fill and matching) and short and long answer questions (60%) In this modality, it is required at least 80% of attendance in the classes - In order to successfully complete the continuous assessment, students must not score less than 7 in any of the assessment components listed.

Assessment by exam: - Written test consisting of questions (multiple choice, completion and matching) and short and long answer production exercises (100%)

Please refer to the Curricular Unit Form for more information on the assessment process for students enrolled in the course unit.

Processo de Ensino-Aprendizagem

(This is described in English below)

Centrado nas necessidades comunicativas dos estudantes, o processo de aprendizagem da língua desenvolve-se presencialmente envolvendo a realização de atividades dinâmicas em par ou em grupo (jogos, discussões e simulações).

Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do estudante, de uma forma autónoma e contínua, orientados para a concretização dos objetivos de aprendizagem.

Acesso permanente e ilimitado aos vídeos das aulas - Para estudantes inscritos na unidade curricular e em modalidade de avaliação contínua, é obrigatório concluir o curso online com sucesso até à data da última aula presencial da unidade curricular.

Para estudantes em modalidade de avaliação periódica é recomendável concluir o curso online com sucesso, até à data limite de entrega do trabalho para avaliação final.

Download de documentação de apoio em PDF - Material de suporte às aulas elaborado pela equipa Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

Testes interativos em cada módulo - Permitem testar e validar os conhecimentos adquiridos.

Aulas Presenciais para alunos inscritos na unidade curricular - O processo de ensino-aprendizagem compreende, para além das aulas expositivas em que os conteúdos programáticos são transmitidos aos estudantes, a participação ativa destes, nomeadamente através da realização de exercícios práticos e de um trabalho final. 

Os exercícios práticos elaborados têm como principais finalidades consolidar os conteúdos programáticos transmitidos aos estudantes e contribuir para o desenvolvimento das suas competências nesta unidade curricular.

Emissão de certificado de conclusão do curso online - Certificado descarregável em formato PDF. 

O certificado emitido pelo sistema é apenas um comprovativo do cumprimento integral da versão online do curso. Não corresponde a um comprovativo oficial de conclusão da unidades curricular.

IMPORTANTE: Este curso é constituído por 18 módulos, na sua versão portuguesa.
Para obter o certificado de participação e conclusão no curso online terá de visualizar integralmente os vídeos e realizar os quiz de cada módulo.
A versão inglesa do curso pode ser visualizada opcionalmente, não existindo quiz para avaliação e portanto não contribui para a obtenção do certificado de conclusão do curso online.

 

Centred on the students' communicative needs, the language learning process takes place in person and involves dynamic activities in pairs or groups (games, discussions and simulations).

A set of teaching methods will be used which aim to promote the student's ability to learn in an autonomous and continuous way, geared towards achieving the learning objectives.

Permanent and unlimited access to lesson videos - For students enrolled in the course and in continuous assessment mode, it is compulsory to successfully complete the online course by the date of the last face-to-face lesson of the course.

For students in periodic assessment mode, it is recommended to successfully complete the online course by the deadline for submitting the final assessment work.

Download of support documentation in PDF and AUDIO - Support material for the lessons prepared by the ISCTE-IUL teaching team.

Interactive tests in each module - to test and validate the knowledge acquired.

Face-to-face classes for students enrolled in the course - The teaching-learning process includes, in addition to lectures in which the syllabus is transmitted to the students, their active participation, namely through practical exercises and a final assignment.

The main aims of the practical exercises are to consolidate the syllabus and contribute to the development of students' competences in this course.

Issuing a certificate of completion of the online course - Downloadable certificate in PDF format.

The certificate issued by the system is only proof of full completion of the online version of the course. It does not correspond to official proof of completion of the course unit.

 

IMPORTANT: This course is divided into 18 modules, in its Portuguese version.
To obtain the certificate of participation and completion of the online course you will have to fully view the videos and take the quizzes for each module of the Portuguese version.
The English version of this course can be viewed optionally, there are no quizzes for assessment and therefore will not contribute to obtaining the certificate of completion of the online course.

 

 

 

 

 

Bibliografia Básica

Ligia Arruda, Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora

Olga Coimbra, Isabel Coimbra, Gramática Ativa 1. Lisboa: Lidel.

Cláudia Oliveira, Luísa Coelho, Compreensão Oral em Ação A1/A2 , Lidel.

Carla Oliveira e Luísa Coelho, Gramática Aplicada Português Língua Estrangeira - A1/A2/B1, Texto Editores.

Bibliografia Complementar

Conselho da Europa, Quadro europeu comum de referência para as línguas: Aprendizagem, ensino, avaliação (QECR). Porto: Edições ASA, 2011, null, https://area.dge.mec.pt/gramatica/quadro_europeu_total.pdf