Português como Língua Estrangeira - Iniciação (parte 1)
48 Módulos | -- Minutos | 6 ECTS

Português como Língua Estrangeira - Nível A1 (Português)

(This is described in English below)

Pré-requisitos / 

  • Realização de teste diagnóstico de nível

Pre-Requisites

  • To take a diagnostic placement Test
Objetivos

(This is described in English below)

Objetivos Gerais 

Compreender e usar expressões familiares e quotidianas; compreender e usar enunciados simples, que satisfaçam necessidades concretas do quotidiano; ter a capacidade de se apresentar e apresentar os outros e perguntar e dar resposta sobre questões de caráter pessoal; ter a capacidade de redigir pequenos textos de caráter prático, como mensagens curtas relacionadas com o quotidiano.

Objectives

To understand and use familiar and everyday expressions; To understand and use simple forms that satisfy concrete needs of everyday life; to have the ability to introduce themselves and others and to ask and answer to questions on personal matters; to have the ability to write short practical texts such as short messages related to everyday life.

 

Objetivos de Aprendizagem

No final do curso, o aluno deverá ser capaz de:

  • OA1. Reter linhas temáticas centrais de um breve texto expositivo oral (compreensão do oral).

  • OA2. Produzir estruturas gramaticais simples sobre pessoas, lugares e rotinas diárias (produção oral)

  • OA3. Fazer e responder a perguntas simples sobre assuntos que lhe são familiares (interação do oral).

  • OA4. Entender textos curtos e simples (leitura).

  • OA5. Escrever expressões e frases simples sobre as temáticas abordadas (produção escrita).

  • OA6. Pesquisar e apreender vocabulário relacionado com os conteúdos temáticos estudados.

 

Learning outcomes

At the end of the course, the student should be able to:

  • LG1: To retain the main ideas of a short oral presentation (Listening).

  • LG2: To produce simple and isolated sentences about people, places and the daily routine (Speaking).

  • LG3: To ask and answer simples questions, initiate and respond to simples sentences about immediate needs or familiar matters (Spoken interaction).

  • LG4: To understand very short and very simple texts (Reading).

  • LG5: To write simple sentences and expressions (Writing).

  • LG6: Research and learn vocabulary related to the topics studied.

Programa

(This is described in English below)

Conteúdos temáticos:

  • CT1. Identificação pessoal e apresentação.

  • CT2. Rotinas diárias

  • CT3. Lazer e tempos livres.

  • CT4. Lugares (localização no espaço e orientações)

  • CT5. Cultura e hábitos quotidianos portugueses.

Conteúdos programáticos:

  • CP1. Oralidade: Interagir/fazer e responder a perguntas simples. Comunicar em situações básicas do quotidiano.

  • CP2. Escrita: Escrever pequenos textos (preencher uma ficha, escrever recados, notas e emails).

  • CP3. Gramática: Alfabeto e sinais gráficos; Numerais (cardinais/ordinais); Pronomes pessoais; Nomes; Adjetivos; Determinantes artigos (definidos e indefinidos); Determinantes e pronomes; verbos ser e estar; partículas interrogativas; Presente do indicativo (verbos regulares e irregulares); Verbos de movimento; Expressão de futuro próximo: ir + infinitivo; Locuções e preposições de movimento e lugar.

 

Syllabus

Topics:

  • CT1. Personal identification and presentation.

  • CT2. Daily routines.

  • CT3. Leisure and hobbies.

  • CT4. Places (location in space and directions).

  • CT5. Portuguese culture and daily habits.

Syllabus:

  • CP1. Speaking: to interact/ask and answer simple questions. To communicate in basic everyday situations.

  • CP2. Writing: to write short texts (filling in a form, writing messages, notes and emails).

  • CP3. Grammar: the alphabet and graphic signs; Numerals (cardinal/ordinal); Personal pronouns; Nouns; Adjectives; Articles (definite and indefinite); Determiners and pronouns; verbs ser and estar; interrogative particles; Present tense (regular and irregular verbs); Verbs of motion; Near future: ir + infinitive; Prepositions of movement and place.

Processo de Avaliação

(This is described in English below)

Avaliação

A avaliação da UC pode ser realizada numa das seguintes modalidades:

Avaliação ao longo do semestre:

  • participação pertinente nas tarefas, exercícios e dinâmicas propostos nas aulas (10%);

  • realização do curso online na plataforma: devem ser finalizados todos os módulos do curso e respetivas perguntas de seleção (10%)

  • apresentação oral, individual ou em grupo, sobre um dos temas abordados no programa (20%)

  • teste escrito presencial no final do curso, composto por perguntas de selecção (escolha múltipla, preenchimento e correspondência) e exercícios de produção de resposta curta e longa (60%).

Na modalidade de avaliação contínua, esta UC implica a presença obrigatória em pelo menos 80% das aulas. Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas

Avaliação por exame:

  • realização de teste escrito composto por perguntas de selecção (escolha múltipla, preenchimento e correspondência) e exercícios de produção de resposta curta e longa (100%)

Consultar a Ficha de Unidade Curricular para mais informações sobre o processo de avaliação para estudantes inscritos na Unidade Curricular.

 

Assessment

The assessment can be carried out in one of the following modalities:

Assessment throughout the semester:

  • relevant participation in tasks, exercises and dynamics that take place in class (10%)

  • completion of the online course in the platform: all the course modules and quizzes must be completed (10%)

  • oral presentation individually or in group on one of the topics covered in the sylabus (20%)

  • final written exam which will take place in person and it is composed by selection questions (multiple choice, gap-fill and matching) and short and long answer questions (60%)

In this modality, it is required at least 80% of attendance in the classes. In order to successfully complete the continuous assessment, students must not score less than 7 in any of the assessment components listed.

Assessment by exam: 

  • Written test consisting of questions (multiple choice, completion and matching) and short and long answer production exercises (100%)

For further information on the assessment process for students enrolled in the course, please check the Curricular Unit Form (CUF).

Processo de Ensino-Aprendizagem

(This is described in English below)

Centrado nas necessidades comunicativas dos estudantes, o processo de aprendizagem da língua desenvolve-se presencialmente envolvendo a realização de atividades dinâmicas em par ou em grupo (jogos, discussões e simulações).

Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do estudante, de uma forma autónoma e contínua, orientados para a concretização dos objetivos de aprendizagem.

Acesso permanente e ilimitado aos vídeos das aulas - Para estudantes inscritos na unidade curricular e em modalidade de avaliação contínua, é obrigatório concluir o curso online com sucesso até à data da última aula presencial da unidade curricular.

Para estudantes em modalidade de avaliação periódica é recomendável concluir o curso online com sucesso, até à data limite de entrega do trabalho para avaliação final.

Download de documentação de apoio em PDF e AÚDIO - Material de suporte às aulas elaborado pela equipa docente do ISCTE-IUL.

Testes interativos em cada módulo - Permitem testar e validar os conhecimentos adquiridos.

Aulas Presenciais para alunos inscritos na unidade curricular - O processo de ensino-aprendizagem compreende, para além das aulas expositivas em que os conteúdos programáticos são transmitidos aos estudantes, a participação ativa destes, nomeadamente através da realização de exercícios práticos e de um trabalho final. 

Os exercícios práticos elaborados têm como principais finalidades consolidar os conteúdos programáticos transmitidos aos estudantes e contribuir para o desenvolvimento das suas competências nesta unidade curricular.

Emissão de certificado de conclusão do curso onlineCertificado descarregável em formato PDF. 

O certificado emitido pelo sistema é apenas um comprovativo do cumprimento integral da versão online do curso. Não corresponde a um comprovativo oficial de conclusão da unidades curricular.

 

Centred on the students' communicative needs, the language learning process takes place in person and involves dynamic activities in pairs or groups (games, discussions and simulations).

A set of teaching methods will be used which aim to promote the student's ability to learn in an autonomous and continuous way, geared towards achieving the learning objectives.

Permanent and unlimited access to lesson videos - For students enrolled in the course and in continuous assessment mode, it is compulsory to successfully complete the online course by the date of the last face-to-face lesson of the course.

For students in periodic assessment mode, it is recommended to successfully complete the online course by the deadline for submitting the final assessment work.

Download of support documentation in PDF and AUDIO - Support material for the lessons prepared by the ISCTE-IUL teaching team.

Interactive tests in each module - to test and validate the knowledge acquired.

Face-to-face classes for students enrolled in the course - The teaching-learning process includes, in addition to lectures in which the syllabus is transmitted to the students, their active participation, namely through practical exercises and a final assignment.

The main aims of the practical exercises are to consolidate the syllabus and contribute to the development of students' competences in this course.

Issuing a certificate of completion of the online course - Downloadable certificate in PDF format.

The certificate issued by the system is only proof of full completion of the online version of the course. It does not correspond to official proof of completion of the course unit.

 

 

Bibliografia Básica

Ligia Arruda, Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora

Olga Coimbra, Isabel Coimbra, Gramática Ativa 1. Lisboa: Lidel.

Cláudia Oliveira, Luísa Coelho, Compreensão Oral em Ação A1/A2 , Lidel.

Carla Oliveira e Luísa Coelho, Gramática Aplicada Português Língua Estrangeira - A1/A2/B1, Texto Editores.

 

 

 

Bibliografia Complementar

Conselho da europa, Quadro europeu comum de referência para as línguas: Aprendizagem, ensino, avaliação (QECR). Porto: Edições ASA, 2011, null, https://area.dge.mec.pt/gramatica/quadro_europeu_total.pdf