Português Académico (Português)
4 Módulos | -- Minutos | 2 ECTS

Português Académico (Português)

Objetivos

Este curso online é um complemento das aulas presenciais das unidades curriculares de Português Académico, com o qual se pretende promover a capacidade de autoaprendizagem dos/as estudantes, de uma forma autónoma e contínua, sob supervisão de um/a professor/a de modo a consolidar os objetivos de aprendizagem da unidade curricular.

Os destinatários são estudantes internacionais dos três ciclos do ensino superior, recém-chegados de países africanos de língua oficial portuguesa, com necessidade de aprofundar competências elementares em português académico.

 

Objetivo geral

· Contribuir para a inclusão linguística e social de estudantes internacionais do ensino superior português fluentes em variantes africanas da língua portuguesa

Objetivos específicos

· Desenvolver competências de compreensão oral do português de Portugal;

· Consolidar conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa;

· Promover o respeito pela diversidade e variação linguística.

Programa

Este curso é constituído por quatro módulos de aprendizagem:

· Módulo 1. Pluricentrismo da língua portuguesa: normas e variação linguística.

· Módulo 2. Sons do português de Portugal: fonética, fonologia e ortografia.

· Módulo 3. Expressões idiomáticas portuguesas: estrutura e significado.

· Módulo 4. Tirar apontamentos: escuta ativa e escrita simplificada.

Processo de Avaliação

Uma vez que este curso online é um complemento das aulas presenciais da unidade curricular Português Académico, a avaliação das aprendizagens do curso online é parte integrante do processo de avaliação de todas as aprendizagens da unidade curricular, tanto nas aulas presenciais como no curso online.

Assim, as tarefas de avaliação propostas no final de cada um dos quatro módulos devem ser realizadas autonomamente pelos estudantes e posteriormente entregues ao/à professor/a da unidade curricular para classificação.

Processo de Ensino-Aprendizagem

Cada módulo é constituído por:

· Explicação oral, em vídeo, da matéria em análise,

· Apresentação por escrito dos tópicos mais importantes,

· Exemplos dos aspetos teóricos abordados,

· Realização de atividades práticas,

· Tarefas de avaliação das aprendizagens.

 

 

Bibliografia Básica

Azeredo, M.O., Pinto, M.I.F.M. e Lopes, M.C.A. (2010). Da Comunicação à Expressão. Gramática Prática de Português. Lisboa: Lisboa Editora.

Eliseu, A.S., Cardeira, E.M. e Malagueiro, S. (2008). Enciclopédia do Estudante 13. Língua Portuguesa I. Carnaxide: Santillana Constância.

Eliseu, A.S., Cardeira, E.M. e Malagueiro, S. (2008). Enciclopédia do Estudante 14. Língua Portuguesa II. Carnaxide: Santillana Constância.

Ferreira, T.S., Cardoso, I. e Melo-Pfeifer, S. (2019). Gramática de Português. A1 e A2. Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora.

Ferreira, T.S., Cardoso, I. e Melo-Pfeifer, S. (2019). Gramática de Português. B1, B2 e C1. Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora.

Bibliografia Complementar

Gonçalves, P. (2013). O português em África. Raposo, E.B.P. & outros (org). Gramática do Português, vol. I. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. pp. 157-178

Pinto, P.F. & Melo-Pfeifer, S. (coord) (2018). Políticas Linguísticas em Português. Lisboa: Lidel.