Introdução ao Excel (2025) (Português)
11 Módulos | -- Minutos | 2 ECTS

Introdução ao Excel (2025) (Português)

Objetivos

A unidade curricular de Introdução ao Excel visa dotar os estudantes de uma base sólida e abrangente na utilização do Excel, preparando-os para aplicar esta ferramenta de forma eficiente e eficaz em contextos académicos e profissionais. Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências essenciais na manipulação de dados, formatação de folhas de cálculo, realização de cálculo, utilização de funções e técnicas de análise de dados, bem como na criação de gráficos. Estes objetivos são fundamentais para capacitar os estudantes a resolver problemas práticos e a aprofundar os seus conhecimentos de forma autónoma, permitindo uma utilização eficiente da folha de cálculo em novos contextos, com novos dados e objetivos, ou para a resolução de novos problemas.

Objetivos de Aprendizagem

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

  • OA1: Identificar e utilizar conceitos básicos de folhas de cálculo;

  • OA2: Realizar operações matemáticas, aplicando referências absolutas e relativas;

  • OA3: Analisar dados quantitativos, utilizando funções simples ou condicionadas apropriadas;

  • OA4: Manipular e resumir dados através de técnicas de contagem, ordenação e arredondamento;

  • OA5: Organizar e analisar dados utilizando tabelas, filtragem e ordenação;

  • OA6:Criar e interpretar gráficos para a apresentação eficaz de dados.

Estes objetivos asseguram que os estudantes adquirem competências práticas e aplicáveis, alinhadas com os conteúdos programáticos e os objetivos gerais da unidade curricular.

 

Programa

CP1. Conceitos básicos de folha de cálculo; Inserção e edição de dados.

CP2. Formatação de células e folhas; Gerir a folha de cálculo; Impressão

CP3. Processo de cálculo: dados; operações matemáticas; referências absolutas e relativas

CP4. As funções de SOMA simples e condicionada

CP5. As funções de MÉDIA simples, ponderada e condicionada

CP6. As funções de contagem, ordem e arredondamento

CP7. Analisar e organizar dados: noção de tabela; filtragem; ordenação e subtotal

CP8. Representação e análise gráfica

Processo de Avaliação

O processo de avaliação na unidade curricular de Introdução ao Excel segue as orientações do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC). As modalidades de avaliação previstas no RGACC são a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame:

1. Avaliação ao Longo do Semestre: Esta modalidade é regular durante o período curricular, necessita de uma assiduidade mínima de 75% (*) e utiliza diferentes elementos:

  • Assiduidade [10%]

  • Progresso e conclusão do Curso online [20%]

  • Minitestes (*) [35%]

  • Teste (*) [35%]

2. Avaliação por Exame: A avaliação por exame ocorre durante o período de avaliações, incidindo sobre toda a matéria lecionada na UC. O aluno pode optar pela 1ª ou 2ª época de exames, ou a época de exame especial para alunos elegíveis. Esta modalidade pressupõe os seguintes elementos de avaliação:

  • Conclusão com sucesso do curso online (obrigatório) [15%]

  • Exame Final (*) [85%]

 

(*) Presencial ou online, conforme regime de avaliação em vigor

 

Observações Gerais:

  • Na modalidade de avaliação ao longo do semestre, o aluno não pode ter uma classificação inferior a 7,0 valores em qualquer um dos elementos de avaliação ou terá de passar para a modalidade de avaliação por exame;

  • O docente reserva-se no direito de requerer a realização de uma prova oral a qualquer aluno, independentemente da modalidade de avaliação, sempre que se considere necessário adicionar como complemento dos restantes elementos de avaliação.

Processo de Ensino-Aprendizagem

As metodologias de ensino e aprendizagem (ME) para a unidade curricular de Introdução ao Excel foram desenvolvidas para garantir que os estudantes adquirem as competências necessárias de forma eficiente e eficaz. Estas consistem maioritariamente em sessões práticas laboratoriais para utilização do software para a experimentação de novas funcionalidades e para a realização de exercícios. Estas sessões práticas são intercaladas por pequenos momentos expositivos e complementadas por trabalho autónomo.

ME1. Aulas Expositivas: Estas aulas são utilizadas para apresentar os conceitos teóricos e funcionais do Excel, cobrindo desde os fundamentos até técnicas mais avançadas. Os conteúdos programáticos são apresentados de forma estruturada, com exemplos práticos que ilustram a aplicação das teorias discutidas;

ME2. Prática Laboratorial: As sessões práticas em laboratório são essenciais para a consolidação dos conhecimentos. Os estudantes trabalham em computadores com o Excel instalado, realizando exercícios que simulam situações reais de utilização do software. Esta abordagem prática permite a aplicação imediata dos conceitos teóricos, facilitando a compreensão e retenção do material;

ME3. Realização de Exercícios: Os exercícios são integrados tanto nas aulas teóricas quanto nas práticas. Estes exercícios são projetados para reforçar os conteúdos abordados e para desenvolver a capacidade dos estudantes de resolver problemas utilizando o Excel. A prática regular ajuda a identificar e corrigir dificuldades individuais, garantindo que todos os estudantes acompanham o progresso do curso.

ME4. Trabalho Autónomo: - O trabalho autónomo é uma componente crucial da aprendizagem, permitindo aos estudantes aprofundar os conhecimentos adquiridos e desenvolver habilidades de autoaprendizagem;

  • Os estudantes terão de completar um curso online de Excel, que inclui vídeos tutoriais seguidos de quizzes. Cada quiz deve ser concluído com sucesso para que os estudantes possam avançar para os módulos seguintes. Este curso online serve como uma preparação para as aulas presenciais, oferecendo uma flexibilidade adicional e um ritmo de aprendizagem individualizado. Deste modo, torna-se possível reduzir a componente mais expositiva, dando maior ênfase à prática laboratorial;

  • Adicionalmente, são fornecidos exercícios e leituras recomendadas para serem realizadas fora do horário de aula. Estas atividades são desenhadas para reforçar os conteúdos lecionados e para promover a aplicação prática do conhecimento em novos contextos.

Esta abordagem integrada e coerente garante que os estudantes não só adquirem conhecimentos teóricos, mas também desenvolvem habilidades práticas essenciais para a utilização eficaz do Excel em contextos académicos e profissionais. O foco no trabalho autónomo prepara os estudantes para uma aprendizagem contínua e para a aplicação das suas competências em novos desafios e contextos.

Bibliografia Básica

Alexander, A., and Kusleika, R. (2022). Excel 365 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indiana: John Wiley & Sons, Inc.

Curto, J., and Gameiro, F. (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo

Bibliografia Complementar

Martins, A., e Alturas, B. (2022). Aprenda Excel com Casos Práticos, 2ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo

Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo

McFedries, P., and Harvey, G. (2022). Excel All-in-One For Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.