Gestão da Imagem Pessoal (Português)
10 Módulos | -- Minutos | 2 ECTS

Este curso tem como objetivo levar-vos numa viagem única sobre autoconhecimento e consequente descoberta enquanto pessoas, transportando esse conhecimento para esfera profissional. Vamos tomar consciência que cada um de nós é uma “marca”, com uma missão a desenvolver e comunicar. Para isso, há que estuda-la e avalia-la para que seja compreendida e valorizada. Abordamos questões como o nosso modo de apresentação, de comunicação e qual o caminho que queremos traçar na vida profissional.

Objetivos

Objetivos Gerais

Introduzir aos alunos os principais conceitos na área de autoconceito, identidade e autoconsciência.

Gerar uma consciencialização da importância das competências de perceção da identidade pessoal e comunicacional nas relações interpessoais e na formação de impressões e consequente impacto na vida profissional.

Treino e exercício da criação da marca pessoal.

 

Objetivos específicos

Compreender o “personal branding” como uma ferramenta de criação e gestão de impressões

Praticar e desenvolver competências de autoconsciência

Identificar e desenvolver a identidade pessoal

Identificar competências comunicacionais e de gestão de imagem

Compreender o processo de criação da marca pessoal

 

Programa

Módulo 1 - Introdução ao Personal branding

Módulo 2 - Fases do processo de auto-branding

Módulo 3 - Autoconceito e Autoconsciência

Módulo 4 - Estabelecer objetivos

Módulo 5 - Missão profissional e competências

Módulo 6 - Posicionar a marca e tipos de comunicação

Módulo 7 - Razões e regras para um CV dinâmico

Módulo 8 - Linkedin

Módulo 9 - Gestão da imagem e do primeiro impacto

Módulo 10 - Entrevista de emprego

Processo de Avaliação

Consultar a Ficha de Unidade Curricular para mais informações sobre o processo de avaliação para estudantes inscritos na Unidade Curricular Gestão da Imagem Pessoal. FUC Disponível em: https://fenix.iscte-iul.pt/disciplinas/02254-8/2018-2019/2-semestre/fuc

 

Processo de Ensino-Aprendizagem

Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do estudante, de uma forma autónoma e contínua, orientados para a concretização dos objetivos de aprendizagem.

Acesso permanente e ilimitado aos vídeos das aulas - Para estudantes inscritos na unidade curricular e em modalidade de avaliação contínua, é obrigatório concluir o curso online com sucesso até à data da última aula presencial da unidade curricular. Para estudantes em modalidade de avaliação periódica é recomendável concluir o curso online com sucesso, até à data limite de entrega do trabalho para avaliação final.

Download de documentação de apoio em PDF - Material de suporte às aulas elaborado pela equipa docente do ISCTE-IUL.

Testes interativos em cada módulo - Permitem testar e validar os conhecimentos adquiridos.

Emissão de certificado de conclusão do curso online - Certificado descarregável em formato PDF.

Aulas Presenciais para alunos inscritos na unidade curricular - O processo de ensino-aprendizagem compreende, para além das aulas expositivas em que os conteúdos programáticos são transmitidos aos estudantes, a participação ativa destes, nomeadamente através da realização de exercícios práticos e de um trabalho final. Os exercícios práticos elaborados têm como principais finalidades consolidar os conteúdos programáticos transmitidos aos estudantes e contribuir para o desenvolvimento das suas competências nesta unidade curricular.

Bibliografia Básica

Leary, M. R. & Tangney, J.P. (2012). Handbook of Self and Identity (2nd Edition). New York: The Guilford Press. 


Middleton, S. (2012). Brand New You: Reinventing Work, Life & Self through the Power of Personal Branding. UK: Hay House, Inc.

Bibliografia Complementar

Andrusia, D. & Haskins, R. (2000). Brand yourself: how to create an identity for a brilliant career. USA: Ballantine Books. 


Fachada, M.O. (2010). Psicologia das Relações Interpessoais. Lisboa: Edições Sílabo.


Schlenker. B. R. (1980). Impression Management: The Self-Concept, Social Identity, and Interpersonal Relations: California: BrooKs/Cole Publishing Company. 


Spillane, M. (2000). Branding Yourself: How to look, sound and behave your way to success. UK: Pan Macmillan Limited.


Whetten, D. A., & Cameron, K. S. (2004). Developing management skills (6th ed.). New York: HarperCollins.