Escrita de Textos Técnicos e Científicos (Português)
8 Módulos | 25 Minutos | 2 ECTS

O curso de Escrita de Textos Técnicos e Científicos tem como principal objetivo desenvolver competências para que todos consigam uma escrita clara, objetiva, concisa, organizada e coerente, procurando dar a conhecer:

a) os cuidados a ter na comunicação escrita;

b) o papel da escrita na investigação científica, principalmente no que toca à forma como os resultados dessa investigação devem ser comunicados;

c) a forma e o conteúdo de documentos técnicos e científicos;

d) como se devem construir corretamente citações e referências bibliográficas;

e) como se devem elaborar fichas de leitura através de um conjunto de técnicas de registo e tratamento da informação.

Objetivos

Objetivo Geral

Proporcionar aos estudantes a aprendizagem de metodologias e procedimentos para uma escrita clara, objetiva, concisa, organizada e coerente no processo de elaboração de documentos técnicos e científicos.

Objetivos Específicos

- Demonstrar, através da elaboração de documentos escritos, a aplicação de um conjunto de normas a utilizar na comunicação escrita

- Identificar e descrever as etapas do processo de investigação científica

- Distinguir a forma e o conteúdo de documentos científicos e técnicos 

- Conceber a organização de ideias na escrita de um trabalho científico e técnico

- Identificar e comparar diversos estilos de referenciação bibliográfica

- Elaborar corretamente citações e referências bibliográficas de acordo com um estilo de referenciação específico

- Reconhecer a importância da realização de uma ficha de leitura

- Elaborar uma ficha de leitura aplicando um conjunto de técnicas de registo e tratamento da informação

Programa

Módulo 1 – Definição de comunicação I Os elementos do processo comunicacional

Módulo 2 – Cuidados na comunicação escrita

Módulo 3 – A escrita na investigação científica I Estratégia comunicacional e grupos-alvo

Módulo 4 – Estrutura de documentos científicos e técnicos: Artigo científico

Módulo 5 – Estrutura de documentos científicos e técnicos: Relatório técnico

Módulo 6 – Tipos de citação e estilos de referenciação bibliográfica

Módulo 7 – Técnicas de registo e tratamento da informação

Módulo 8 – Ficha de leitura

Processo de Avaliação

Os estudantes inscritos na U.C. devem cumprir com os seguintes critérios de avaliação.

Modalidade de avaliação contínua (b-learning):

- Presença mínima em 80% das aulas presenciais (obrigatório);

- Realização e conclusão do curso online com sucesso (obrigatório);

- Participação ativa nas aulas presenciais (5% da nota final);

- Elaboração e entrega de exercícios autónomos (20% da nota final): trabalho autónomo 1 (10%), trabalho autónomo 2 (5%), trabalho autónomo 3 (5%);

- Elaboração de um trabalho final (individual) no final da Unidade Curricular, de acordo com o guião disponibilizado pela equipa docente e dentro dos prazos estabelecidos (75% da nota final).

 

Modalidade de avaliação contínua (presencial):

- Presença mínima em 80% das aulas presenciais (obrigatório)

- Participação ativa nas aulas presenciais (5% da nota final);

- Elaboração e entrega de exercícios autónomos (20% da nota final): trabalho autónomo 1 (10%), trabalho autónomo 2 (5%), trabalho autónomo 3 (5%);

- Elaboração de um trabalho final (individual) no final da Unidade Curricular, de acordo com o guião disponibilizado pela equipa docente e dentro dos prazos estabelecidos (75% da nota final).

 

Modalidade de avaliação periódica:

- Realização e conclusão do curso online (recomendável);

- Elaboração de um trabalho (individual) no final da Unidade Curricular, de acordo com o guião disponibilizado pela equipa docente e dentro dos prazos estabelecidos (100% da nota final).

 

De modo a concluírem com sucesso este curso online e a obterem o seu certificado de participação, os estudantes que não estão inscritos na U.C. deverão visualizar os conteúdos associados a cada módulo e realizar os respetivos quizzes submetendo as respostas às questões apresentadas. No caso destes estudantes, não se aplicam os critérios de avaliação anteriormente mencionados.

 

Processo de Ensino-Aprendizagem

Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do estudante, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objetivos de aprendizagem.

Acesso permanente e ilimitado aos vídeos das aulas - Para estudantes inscritos na unidade curricular e em modalidade de avaliação contínua, é obrigatório concluir o curso online com sucesso, até à data da última aula presencial da unidade curricular. Para estudantes em modalidade de avaliação periódica é obrigatório concluir o curso online com sucesso, até à data limite de entrega do trabalho para avaliação final.

Download de documentação de apoio em PDF - Material de suporte às aulas elaborado pela equipa docente.

Testes interativos em cada módulo - Permitem testar e validar os conhecimentos adquiridos.

Emissão de certificado de conclusão do curso online - Certificado descarregável em formato PDF.

Aulas Presenciais (para estudantes inscritos) - O processo de ensino-aprendizagem compreende, para além das aulas expositivas em que os conteúdos programáticos são transmitidos aos estudantes, a participação ativa destes, nomeadamente através da realização de exercícios práticos e de um trabalho final. Os exercícios práticos elaborados têm como principais finalidades consolidar os conteúdos programáticos transmitidos aos estudantes e contribuir para o desenvolvimento das suas competências ao nível da escrita de textos técnicos e científicos.

Bibliografia Básica

Cargill, M. & O’Connor, P. (2013). Writing Scientific Research Articles (2nd Edition). UK: Wiley-Blackwell.

Estrela, E., Soares, M. A. & Leitão, M. J. (2003). Saber escrever saber falar: um guia completo para usar correctamente a língua portuguesa. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Gastel, B. & Day, R. A. (2016). How to Write and Publish a Scientific Paper (8th Edition). Santa Barbara, California: Greenwood.

Madeira, A. C. & Abreu, M. M. (2004). Comunicar em Ciência? Como redigir e apresentar trabalhos científicos. Lisboa: Escolar Editora.

Nascimento, Z. & Pinto, J.M. (2001). A Dinâmica da Escrita: Como escrever com êxito. Lisboa: Plátano Editora.

Soares, M. A. (2001). Como Fazer um Resumo. Queluz de Baixo, Barcarena: Editorial Presença.

 * Poderão ser recomendadas outras fontes bibliográficas que se julguem pertinentes para os objetivos da unidade curricular.

Bibliografia Complementar

Bowden, J. (2001). Writing a Report - How to Prepare, Write and Present Really Effective Reports. United Kingdom: Little, Brown Book Group.

Brandão, M. L. (2009). Manual para Publicação Científica: Elaborando manuscritos, teses e dissertações. Rio de Janeiro: Elsevier.

Forsyth, P. (2016). How to Write Reports and Proposals. United Kingdom: Kogan Page, Ltd.

Goins, J. (2012). You Are a Writer (so start ACTING like one). United States of America: Tribe Press.

Hering, L., & Hering, H. (2010). How to Write Technical Reports: Understandable Structure, Good Design, Convincing Presentation. London, New York: Springer. 

Hofmann, A. (2016). Scientific Writing and Communication. Papers, Proposals, and Presentations (3rd Edition). Oxford: University Press.

Júnior, J. M. (2008). Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso? Instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Petrópolis: Editora Vozes.

Lindemann, K. (2018). Composing Research, Communicating Results: Writing the Communication Research Paper. USA: John Wiley & Sons, Inc.

Lipson, C. (2011). Cite Right: A Quick Guide to Citation Styles – MLA, APA, Chicago, the Sciences, Professions and More (2nd Edition). Chicago: University of Chicago Press.

Munter, M. (2006). Guide to managerial communication: effective business writing and speaking (7th Edition). New Jersey: Prentice Hall.

Pereira, M. G. (2012). Artigos Científicos. Como Redigir, Publicar e Avaliar. Brasil: Guanabara Koogan.

Pereira, A. & Poupa, C. (2008). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico usando o Word. Lisboa: Edições Sílabo.

Wolton, D. (2006). É preciso salvar a comunicação. Casal de Cambra: Caleidoscópio.