Empreendedorismo II
7 Módulos | 60 Minutos | 2 ECTS

Com este curso, procura-se contribuir para a compreensão do que é o empreendedorismo e da natureza e importância dos comportamentos empreendedores.

Objetivos

- Compreensão da importância do empreendedorismo no desenvolvimento da carreira;
- Caracterizar as fases do processo empreendedor, identificando as características e tarefas a cumprir em cada uma delas;
- Desenvolver uma ideia de negócio..

Programa

Módulo 1 - O empreendedorismo como estilo de vida e oportunidade de carreira
Módulo 2 - As fases e atividades do processo empreendedor
Módulo 3 - Modelos de reconhecimento de oportunidades de negócio
Módulo 4 - Definição e investigação do espaço de oportunidade
Módulo 5 - Validação da oportunidade de negócio
Módulo 6 - Decisão para fundar um negócio
Módulo 7 - As ideias de negócio ao serviço da inovação

Processo de Avaliação

Avaliação contínua em blended learning:

Realização com sucesso do curso online - obrigatório concluir o curso online
Trabalho de Grupo- Desenvolvimento de uma experiência empreendedora - 40%
Trabalho de Individual-- 60%

Processo de Ensino-Aprendizagem

Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do estudante, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objetivos de aprendizagem.

Acesso permanente e ilimitado aos vídeos das aulas - Para estudantes inscritos na unidade curricular e em modalidade de avaliação contínua, é obrigatório concluir o curso online com sucesso, até à data da última aula presencial da unidade curricular. Para estudantes em modalidade de avaliação periódica é obrigatório concluir o curso online com sucesso, até à data limite de entrega do trabalho para avaliação final.

Download de documentação de apoio em PDF - Material de suporte às aulas elaborado pela equipa docente.

Testes interativos em cada módulo - Permitem testar e validar os conhecimentos adquiridos.

Emissão de certificado de conclusão do curso online - Certificado descarregável em formato PDF.

Aulas Presenciais (para estudantes inscritos) - O processo de ensino-aprendizagem compreende, para além das aulas expositivas em que os conteúdos programáticos são transmitidos aos estudantes, a participação ativa destes, nomeadamente através da realização de exercícios práticos e de um trabalho final. Os exercícios práticos elaborados têm como principais finalidades consolidar os conteúdos programáticos transmitidos aos estudantes e contribuir para o desenvolvimento das suas competências no âmbito do empreendedorismo.

Bibliografia Básica

Baron, R. & Shane, S. (2005). Entrepreneurship ? A process perspective. Cincinnati, Ohio: Thomson.
Caetano, A., Santos, S. C., & Costa, S. F. (2012). Psicologia do Empreendedorismo: Processos, Oportunidades e Competências. Editora Mundos Sociais: Lisboa.
Rae, D. (2007). Entrepreneurship from opportunity to action. Basingstoke: Palgrave MacMillan.
Santos, S. C., Caetano, A., Curral, L. (2010). Atitude dos Estudantes Universitários face ao empreendedorismo: Como identificar o Potencial Empreendedor? Revista Portuguesa e Brasileira da Gestão, 9 (4), 2-14.
Santos, S., Curral, L., & Caetano, A. (2010). Cognitive maps in early entrepreneurship stages: From motivation to implementation. International Journal of Entrepreneurship and Innovation, 11 (1), 29-44.
Sarasvathy, S. D. (2008). Effectuation: Elements of Entrepreneurial Expertise. Edward Elgar, New. Horizons in Entrepreneurship Series.
Sarkar, S. (2009). Inovação e Empreendedorismo. Lisboa: Escolar Editora.

Bibliografia Complementar

Baron, R. (2006). Opportunity Recognition as Pattern Recognition: How Entrepreneurs ?Connect the Dots? to Identify New Business Opportunities. Academy of Management Perspectives, February, 104 ? 119.
Baron, R., & Ensley, M. (2006). Opportunity Recognition as the Detection Meaningful Patterns: Evidence from Comparisons of Novice and Experienced Entrepreneurs. Management Science, 52, 1331 ? 1344.
Bucha, A. (2009). Empreendedorismo: aprender a saber ser empreendedor. Lisboa: RH Editora.
Gaglio, C. & Katz, J. (2001). The Psychological Basis of Opportunity Identification: Entrepreneurial Alertness. Small Business Economics, 16, 95-111.
Shane, S. & Venkataraman, S. (2000). The Promise of Entrepreneurship as a Field of Research. Academy of Management Review, 25, 217-226.
Shane, S. (2000). Prior Knowledge and the Discovery of Entrepreneurial Opportunities. Organizational Science, 11, 448 -469.