Empreendedorismo I
7 Módulos | 195 Minutos | 2 ECTS

Sobre o Curso

O Empreendedorismo está na moda! Esta é uma das palavras mais frequentes no vocabulário das últimas décadas em Portugal, na Europa e no Mundo. O Empreendedorismo tem vindo a ser apresentado como um dos principais mecanismos para se superar a atual crise económica, financeira e social no mundo globalizado.

Este curso focaliza-se no Empreendedorismo e no processo empreendedor. Mais especificamente, este curso apresenta as diferentes fases do processo empreendedor, como se reconhecem oportunidades de negócio, e quais são as competências individuais necessárias ao desempenho das actividades empreendedoras.

Objetivo Geral do Curso

Este curso visa introduzir os alunos ao tema do Empreendedorismo. Pretende-se que os participantes desenvolvam o seu pensamento empreendedor assim como as competências necessárias para desenvolver ideias empreendedoras.

Este curso aborda ideias gerais sobre o que é o Empreendedorismo e a sua importância assim sobre as fases do processo empreendedor. É dada especial atenção à fase do reconhecimento de oportunidade de negócio, como ponto de partida do processo empreendedor; e também às competências individuais necessárias para levar a cabo atividades empreendedoras.

Objetivos

- Definir o fenómeno do empreendedorismo;

- Identificar e sistematizar as fases do processo empreendedor, com especial ênfase para o reconhecimento da oportunidade de negócio;

- Identificar as características de uma oportunidade de negócio empreendedora;

- Identificar estratégias para o reconhecimento de oportunidades de negócio;

- Avaliar uma oportunidade de negócio de acordo com critérios cognitivos;

- Fazer uma autoavaliação das suas características e competências empreendedoras ao nível motivacional, psicológico, social e de gestão.

Programa

Módulo 1 -  A definição de empreendedorismo.

Módulo 2 - As diferentes fases do processo empreendedor.

Módulo 3 - Análise de casos de empreendedorismo.

Módulo 4 - O processo de reconhecimento de oportunidades de negócio empreendedoras.

Módulo 5 - O reconhecimento de oportunidades de negócio com base na informação já adquirida.

Módulo 6 - O protótipo de oportunidade de negócio e as suas características fundamentais.

Módulo 7 - O indivíduo empreendedor, o modelo sobre as principais características e competências individuais dos empreendedores.

Processo de Avaliação

Os alunos que cumpram os requisitos para integrarem o processo de avaliação contínua, o processo de avaliação será realizado de acordo com os seguintes aspetos:

- Frequência do curso online - obrigatória a conclusão do curso online com sucesso (quando o curso for concluído com sucesso, a plataforma permite a emissão de um certificado de conclusão). 

- Apresentação do trabalho de reconhecimento de oportunidades de negócio em sala de aula (40%).

- Realização do trabalho individual no final da Unidade Curricular, de acordo com o guião disponibilizado pela equipa docente e de acordo com os prazos estabelecidos (60%).

Processo de Ensino-Aprendizagem

Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do estudante, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objetivos de aprendizagem.

Acesso permanente e ilimitado aos vídeos das aulas - Para estudantes inscritos na unidade curricular e em modalidade de avaliação contínua, é obrigatório concluir o curso online com sucesso, até à data da última aula presencial da unidade curricular. Para estudantes em modalidade de avaliação periódica é obrigatório concluir o curso online com sucesso, até à data limite de entrega do trabalho para avaliação final.

Download de documentação de apoio em PDF - Material de suporte às aulas elaborado pela equipa docente.

Testes interativos em cada módulo - Permitem testar e validar os conhecimentos adquiridos.

Emissão de certificado de conclusão do curso online - Certificado descarregável em formato PDF.

Aulas Presenciais (para estudantes inscritos) - O processo de ensino-aprendizagem compreende, para além das aulas expositivas em que os conteúdos programáticos são transmitidos aos estudantes, a participação ativa destes, nomeadamente através da realização de exercícios práticos e de um trabalho final. Os exercícios práticos elaborados têm como principais finalidades consolidar os conteúdos programáticos transmitidos aos estudantes e contribuir para o desenvolvimento das suas competências no âmbito do empreendedorismo.

Bibliografia Básica

Baron, R. & Shane, S. (2005). Entrepreneurship? A process perspective. Cincinnati, Ohio: Thomson.

Caetano, A., Santos, S. C. & Costa, S. F. (2012). Psicologia do Empreendedorismo: Processos, Oportunidades e Competências. Lisboa: Editora Mundos Sociais.

Santos, S. C., Caetano, A. & Curral, L. (2014). Psychosocial aspects of entrepreneurial potential. Journal of Small Business and Entrepreneurship, 26(6), 661-685- DOI: 10.1080/08276331.2014.892313

Santos, S. C., Caetano, A. & Curral, L. (2010). Atitude dos estudantes universitários face ao empreendedorismo: Como identificar o potencial empreendedor?. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 9 (4), 2-14.

Shane, S. & Venkataraman, S. (2000). The Promise of Entrepreneurship as a Field of Research. Academy of Management Review, 25, 217-226.

Bibliografia Complementar

Baron, R. (2006). Opportunity Recognition as Pattern Recognition: How Entrepreneurs "Connect the Dots" to Identify New Business Opportunities. Academy of Management Perspectives, February, 104-119.

Baron, R. & Ensley, M. (2006). Opportunity Recognition as the Detection Meaningful Patterns: Evidence from Comparisons of Novice and Experienced Entrepreneurs. Management Science, 52, 1331-1344.

Gaglio, C. & Katz, J. (2001). The Psychological Basis of Opportunity Identification: Entrepreneurial Alertness. Small Business Economics, 16, 95-111.

Rae, D. (2007). Entrepreneurship from opportunity to action. Basingstoke: Palgrave MacMillan.

Sarkar, S. (2009). Inovação e Empreendedorismo. Lisboa: Escolar Editora.

Shane, S. (2000). Prior Knowledge and the Discovery of Entrepreneurial Opportunities. Organizational Science, 11, 448-469.