Apresentações Profissionais
12 Módulos | 51 Minutos | 3 ECTS

Este curso, composto por um conjunto de 12 módulos, foi planeado e estruturado para promover a aquisição e desenvolvimento de competências no domínio das apresentações orais e da comunicação com audiências. Visa promover o desenvolvimento de competências, de comunicação, planeamento e estruturação de apresentações orais, de autodiagnóstico e desenvolvimento pessoal.

Objetivos

São objetivos deste curso, o desenvolvimento das seguintes competências:

- Utilizar técnicas de comunicação oral que permitam fazer apresentações profissionais;
- Planear e estruturar apresentações de modo profissional
- Produzir e utilizar suportes audiovisuais, de auxílio às apresentações orais, de um modo eficaz.
- Reconhecer a importância do treino para o sucesso de uma apresentação.
- Analisar criticamente as próprias apresentações e identificar oportunidades de desenvolvimento pessoal.

Programa

A importância das apresentações em público
Planeamento e estruturação de apresentações orais
O Mapa mental
Métodos de Transmissão
Regras de Elaboração dos diapositivos
Recursos
Comunicação Verbal
Comunicação Não-verbal
Técnicas de Interacção
Técnicas de Regulação do Stress
O dia da Apresentação
A apresentação já está terminada! O feedback

Processo de Avaliação

Avaliação Contínua - regime blended learning (em sala de aula e curso online)
- Realização com sucesso, do curso online - obrigatório
- Presença em 2/3 das aulas
- Realização de uma apresentação individual (70%)
- Formulário Etapas da Apresentação (20%)
- Elaboração do Mapa Mental (10%)

Processo de Ensino-Aprendizagem

Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem já referidos. As aulas incluem a frequência do curso online, articulado com a realização de exercícios que se encontram no final de cada módulo.

Bibliografia Básica

Hoogterp, B. (2014). Your perfect presentation: speak in front of any audience anytime anywhere and never be nervous again. McGraw-Hill Education.

Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.

Pina, J. (2014). Comofazer apresentações em 10 etapas. Lisboa: Pactor

Pina, J. (2014). Comunicar com humor. Insensatez ou profissionalismo? Lisboa: Pactor

Pina, J. (2011). Apresentações Que Falam Por Si. Lisboa: Lidel.

Reynolds, G. (2011). The naked presenter - Delivering Powerful Presentations With or Without Slides. Berkeley, CA: New Riders.

Bibliografia Complementar

Apperson, J. M., Laws, E. L., & Scepansky, J. A. (2006). An assessment of student preferences for PowerPoint presentation structure in undergraduate courses. Computers & Education(50), 148-153.

Barsalou, L. (2008). Grounded Cognition. Annual Review of Psychology, 59, 617-645.

Cyphert, D. (2007). Presentation Technology in the Age of Electronic Eloquence: From Visual Aid to Visual Rhetoric. Communication Education, 56(2), 168 - 192.

Duarte, N. (2008). Slide:ology. The Art and Science of Creating Great Presentations. Sebastopol CA: O'Reilly Media.

Gallo, C. (2010). The presentation secrets of Steve Jobs: how to be insanely great in fron of any audience. McGraw Hill.

James O’Rourke,. (2008). O Segredo das Apresentações de Sucesso. Lisboa: Edições Centro Atlântico

Nelson Faria de Oliveira (2008). Como falar em público. Lisboa: Colecção Comunicação & Sucesso, GestãoPlus.

Rodrigues, M., & Ferrão, L. (2006). Formação Pedagógica de Formadores (9ª ed.). Lisboa: Lidel